encurtador.com.br/hovCM
                       
           
          | Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

DIARIO BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Desde: 29/01/2015      Publicadas: 419      Atualização: 16/07/2019

Capa |  ÚLTIMAS NOTÍCIAS


 ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  21/06/2019
  0 comentário(s)


Itajaí agora tem guarda municipal armada

Itajaí agora tem guarda municipal armada

Desde segunda-feira (17), a cidade de Itajaí está contando com um efetivo de 79 agentes e 12 viaturas para integrar as forças de segurança.

A primeira missão dos oficiais será no entorno das unidades da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de coibir o tráfico de drogas.

Após a solenidade, oficiais da guarda desfilaram pelas principais ruas de Itajaí com viaturas e todo o efetivo.

O ato fez parte da programação do aniversário de Itajaí – 159 anos: de frente para o futuro. “A guarda vem como um presente este ano pelo aniversário da cidade. Ela se integrará às demais instituições de segurança como suporte ao lado da comunidade”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni. “As escolas estão sofrendo com o convívio de viciados e drogados.

A partir da próxima semana a Guarda Municipal vai atuar junto à comunidade para proteger também as crianças da nossa cidade”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Rui Garcia dos Santos.

A base operacional da guarda, localizada na Secretaria de Segurança Pública, é munida de um sistema de monitoramento composto por televisores de última geração, despachantes de rádio para a comunicação e computadores equipados com o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).

O sistema é utilizado pela Polícia Civil para investigações e o Detrannet, portal de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran).

O espaço também possui sala de coordenação e de situação para reuniões em conjunto com os diversos órgãos que integram a segurança pública no município e dormitórios para ocasiões em que haja necessidade do trabalho acima da carga horária e situações de calamidade pública. “Todas as fases do treinamento desta equipe refletirá no seu desempenho nas ruas.

Agora, o nosso efetivo está apto para iniciar a jornada como mantenedores da ordem e do bem-estar da população”, explica o coordenador da guarda Clayton Marafioti.

A Secretaria de Segurança está em processo de autorização da Polícia Federal para o porte de armas de fogo.

A formação da Guarda Municipal

O projeto da formação da Guarda Municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança, no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017.

O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições havia 17 mil candidatos interessados e mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção.

O processo de seleção foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação.

Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade do curso teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais e com uma carga horária total de 850 horas.

Neste ano, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação, os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.

Nesta semana foi realizada a formatura do treinamento no curso de legislação de trânsito. Com esta qualificação, os oficiais também estão aptos a atuar neste setor, em caso de eventual necessidade.

Além do curso, o grupo passou por um período de adaptação para identificar todas as regiões e os pontos de periculosidade no município.

  Autor:   Igor Silva 06h00mim


  Mais notícias da seção ÚLTIMAS NOTÍCIAS no caderno ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Capa |  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Busca em

  
419 Notícias